segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Artigo em construção


1.1 Introdução

O documento apresenta levantamento e analise de dados referentes à rua Edgard Reys Navarro, localizada no bairro de Santo Agostinho, Salvador, BA.
Rua calma e composta por poucas edificações com fins comerciais, é predominantemente residencial.

O objetivo do trabalho é analisar e cruzar dados utilizando mapas temáticos que abordam temas como uso do solo, usos vitais diurnos e noturnos, iluminação pública, tipologia da fachada, calçadas e percepções de conforto e segurança.

2.1 Conceitos

Utilizado para caracterizar informações geográficas por meio de técnicas matemáticas e programas computadorizados que permitem o uso de informações cartográficas, o geoprocessamento é essencial para o planejamento urbano. Por meio dele se estuda o território de maneira integrada, ponderando aspectos físicos, teóricos e técnicos, assim como noções de topografia e geodésica.

Cartografia é a ciência utilizada para representa determinado espaço geográfico graficamente através de mapas. Para isso utiliza-se de metodologias específicas da área, como técnicas de representação, por exemplo.  O documento (mapa) deve seguir normas e padrões para que passe de maneira eficaz suas informações.

Os mapas temáticos são os que abordam temas específicos, evitando assim o excesso de informações em um determinado mapa. Podem ser econômico, físico, político, histórico, e assim por diante.

                        2.2 Analise cruzada

O tema 05 aborda a tipologia das fachadas. O modo como a fachada é constituída, segundo o mapa, reflete diretamente no tipo de uso da edificação. O mapa revela que a tipologia predominante na rua estudada é “parede com usos e janelas para rua” e “muro alto com portão em grade”. O aspecto residencial predominante da rua aí se reflete.
As poucas áreas permeáveis são as destinadas ao lazer como a quadra de esportes e o campo de futebol e ainda a única padaria presente na rua.

Mapa referente ao tema 05- topologia da fachada







A partir da analise do tema 01, uso do solo, percebe-se que a grande maioria das edificações e espaços catalogados são para fins residenciais.

O uso do solo (tema 01) é predominantemente residencial na área estudada. Os poucos lotes com fins comerciais e serviço são de uso misto, no térreo com comércio e serviço e nos andares superiores residencial.  Por isso nos temas 02 e 03, que dizem respeito aos usos vitais diurnos e noturnos o mapa é pouco marcado.

As ruas são bem ou razoavelmente iluminadas, de acordo com o tema 04. Esse fenômeno também se repete no tema 06 que dizem respeito a qualidade das calçadas. Esses últimos dois temas estão interligados diretamente aos temas 07 e 08, que analisam a sensação de segurança e conforto do pedestre.

Durante o dia a maioria dos trechos são apontados no mapa como confortáveis e seguros. Já à noite, apesar da maioria dos lugares se mostrarem confortáveis para caminhar, porém nem todos os apontados como confortáveis são assinalados como seguros. Vias mais externas são indicadas como mais seguras do que as vias locais [explicar].Em trechos que fazem parte de um condomínio fechado, durante a noite, percebe-se pelo mapa que há uma sensação de insegurança. Isso ocorre por conta do baixo fluxo de pedestres durante a noite pela região.

2 comentários:

  1. Carol, você é bastante objetiva e isso é muito bom! Você escreve de forma clara e faz bom uso da ortografia. Precisa apenas se acostumar a fazer revisão para não deixar passar errinhos bobos ou repetição de palavras similares.
    Não consegui ver a imagem, está branca. Eu também espero mais imagens – pelo menos uma para cada mapa que você citou e possivelmente para algumas análises cruzadas com implantações diferentes (linear e zonal).
    Entre "Conceitos" e "análise cruzada" senti falta da apresentação da metodologia e dos mapas, individualmente. Mesmo que aborde de forma breve, o leitor deve conhecer sua produção para depois ler o que vc tem a dizer sobre ela.
    Quando você fizer suas análises, procure sempre referenciar à imagem, dizendo: "comparando o mapa de uso do solo com o mapa de tipologia, sobretudo ao norte da rua tal – onde se encontra a maior parte dos estabelecimentos comerciais – percebe-se que estas edificações coincidem com aquelas que possuem uma tipologia mais integrada à rua, com as classificações f, g e h. blablabla...". (E você precisa falar sobre estas classificações, certo? Puxa do roteiro que fiz pra vcs.)
    Sugiro que gaste mais um tempinho olhando para seus mapas e brincando com eles, incorpore um Sherlock Holmes *rs* e invente hipóteses, verifique nos mapas e acredito que você encontrará novas relações entre os fenômenos que você mapeou. Apesar de estarmos trabalhando com áreas pequenas, vi muitas coisas nos mapas de alguns de vocês que espero que vocês também vejam e relatem.
    Faltam 3 semanas, sendo que a última será para vocês trabalharem na apresentação. Então, coragem! Vamos produzir coisas boas aqui! :)
    Você é danada, Carol! Invista no seu conhecimento! Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol,

    concordo com a professora Denise. Fiquei em dúvida: “parede com usos e janelas para rua” o que você quis dizer com esta expressão? Dê uma olhada no comentário que fiz de Lory, pois lá tem dicas sobre a ABNT, além do site que a professora já nos passou. Realmente você se expressa bem. Acho que está adiantada nos trabalhos. Agora somente falta organizar na norma, inserir legenda e mapas e estudar para falar (essa parte é moleza para você!) rssrrs. Bom trabalho!

    ResponderExcluir